ACONTECE > Outubro Rosa
VOLTAR
Outubro Rosa

14/10/2019

Cerca de 60 mil novos casos de câncer de mama ainda serão diagnosticados no Brasil até o final deste ano, é o que aponta o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Apesar do alto índice, a rotina de cada uma dessas mulheres, até atingir a cura da doença, é a mesma: descobrir, enfrentar, tratar e superar. E para auxiliar na conscientização e prevenção da doença, o Mauá Plaza Shopping, referência para todo o Grande ABC, contará com ações gratuitas, em celebração ao Outubro Rosa, a partir do próximo dia 16.

"Todos os anos convidamos instituições parceiras e cedemos o espaço de uma loja especialmente para as ações de conscientização e combate ao câncer de mama. É uma ação extremamente motivadora e que, a cada ano, recebe mais mulheres interessadas em aprender
a realizar o autoexame e conhecer mais sobre a doença, tratamento e cura. Temos muito orgulho em apoiar uma causa tão nobre!", comenta a gerente de marketing do shopping, Ariane Oliveira.

De 16 a 23, a equipe da enfermeira Talita Romatt, conhecida pela história de superação ao se autodiagnosticar e combater o câncer, estará na loja especial do Outubro Rosa, no empreendimento, com oficinas de automaquiagem, amarração de lenços, lacefront e perucas, e palestras sobre prevenção, autoexame, entre outras. Todos os dias, a loja contará com uma manicure para esmaltação e um cabeleireiro para quem quiser doar mechas - todos os cabelos arrecadados serão destinados para a Ong Cabelegria. Além disso, o local contará com uma caixa coletora de lenços, da “Doe Lenço, Doe Alegria”, para arrecadação de lenços, toucas, turbantes e bonés.

“Ter um espaço no shopping para promover prevenção de verdade, atrair mulheres e incluir pacientes oncológicas na sociedade faz com que a ação tenha mais visibilidade. Venci o câncer de mama e sou prova viva de que a doença é uma realidade e tem cura. Precisamos
incentivar e ensinar prevenção. As mulheres precisam perder o medo do câncer e entender de fato que o diagnóstico precoce é essencial, pois 95% dos casos têm chances de cura se tratado no primeiro estágio da doença. Não temos centro de referência oncológica em Mauá,
então, nas ações de Outubro Rosa, tenho a obrigação de cuidar da saúde mental das mulheres diagnosticadas com câncer e promover a autoestima delas”, declara Talita.
Do dia 25 a 30 de outubro, a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Mama de Mauá (REFEMA) contará com uma extensa programação para o público, com palestras sobre cuidados e prevenção ao câncer e depressão, cabeleireiro para cortes de mechas, vendas de artesanatos confeccionados pelas voluntárias e a “Mama Amiga” para demonstrações de como realizar o autoexame. No local, ainda haverá pontos de arrecadação de mechas de cabelos para confecção de perucas, doação de lenços e leite em pó para as pacientes oncológicos atendidas pela Rede.

“Além de ajudarmos diversas pacientes e familiares com cestas básicas, remédios, auxílio psicológico e outros, a REFEMA tem como objetivo conscientizar sobre a prevenção do câncer de mama. Contar com o Mauá Plaza, que é nosso parceiro de anos, é fundamental para o sucesso da causa e divulgação das ações preventivas! Somos muito gratos!”, comenta a diretora executiva da Refema, Marize Tamaoki.

Confira a programação completa:

Talita Romatt
16/10

14 horas - Oficina de automaquiagem para pacientes oncológicas (De bem com você - Instituto ABIHPEC).
16 horas - Design de sobrancelha para pacientes oncológicas (Ação social Arte com Paixão).
18 horas - Oficina de Amarração de lenços - público livre.

17/10
14 horas - Tarde Rosa - Orientação sobre prevenção, autoexame e promoção de saúde contra o câncer (Enfermeira Talita Romatt).
18 horas - Oficina de Amarração de lenços - público livre.

18/10
14 horas - Tarde de Bem Estar - Transformação (Talita Romatt, com antes, durante e depois do câncer).
16 horas - Oficina de lacefront e perucas.
18 horas - Transformação sorteada para uma das mulheres inscritas que passar no lounge na quarta e/ou na quinta-feira (cabelo, maquiagem e esmaltação).

19/10
11 horas - Oficina de amarração de lenços - público livre.
14 horas - Oficina de automaquiagem para pacientes oncológicas (De bem com você - Instituto ABIHPEC).
16 horas - Design de sobrancelha para pacientes oncológicas (Ação social Arte com Paixão).
18 horas - Oficina de amarração de lenços - público livre.

20/10
14 horas - Tarde Rosa - Orientação sobre saúde da mulher e prevenção no combate ao câncer (Ginecologista Dra. Ana Cecília Lourenço).
16 horas - Oficina de lacefront e perucas.
18 horas - Orientação sobre autoexame das mamas.

21/10
14 horas - Oficina de automaquiagem para pacientes oncológicas (De bem com você - Instituto ABIHPEC).
16 horas - Lash design (cuidados e colocação de cílios).
18 horas - Oficina de amarração de lenços - público livre.

22/10
14 horas - Oficina de lacefront e perucas.
16 horas - Tarde Rosa - Orientação sobre saúde mental, prevenção da depressão no combate ao câncer (Psicóloga Vaine Santana).
18 horas - Oficina de amarração de lenços.

23/10
13 horas - Make em pacientes oncológicas.
14 horas - Tarde Rosa - Lifestyle e Nutrição (Enfermeira Talita Romatt + Nutricionista).
16 horas - Princesas carecas no lounge e sessão de fotos no toten de castelo da Disney.
20 horas - Brinde da semana Rosa #TEAMROMATT.

REFEMA
25/10

15h30 - Palestra sobre Cuidados e Prevenção ao Câncer. Palestrante: Nancy Targa.

28 e 29/10
15 às 17 horas - Cabeleireiro para doações de cabelos.

30/10
15 horas - Prevenção da Depressão no Combate ao Câncer. Projeto PSIU Saúde Mental para todos, por meio da Clínica REY - Gestão em psicologia. Psicólogo: Edson Carlos