ACONTECE > Magia do Natal
VOLTAR
Magia do Natal

09/11/2020

Tecnologia ajuda shoppings a superar o maior dilema deste Natal: ter ou não ter a clássica foto com o Bom Velhinho?

Nem mesmo a pandemia de Covid-19 vai tirar o brilho do Natal dos shoppings centers. A data mais esperada pelos varejistas brasileiros será diferente, com investimentos em novas tecnologias, novos conceitos e rigorosos protocolos de saúde para atender a um público que em condições sanitárias normais podem aumentar significativamente.
Com previsão de estreia para o dia 15 de novembro, as ações natalinas no Mauá Plaza Shopping, um dos centros de compras com maior fluxo de pessoas do País, localizado na Grande São Paulo, contam com a ajuda da tecnologia para resolver o grande dilema dos shoppings neste ano: disponibilizar ou não a tradicional foto com o Papai Noel?
Para enfrentar este tema e para o Papai Noel continuar sendo a grande estrela do Natal, o mall desenvolveu uma tecnologia exclusiva de realidade aumentada para que as famílias possam levar a tradicional foto com o Bom Velhinho para casa.
O Noel dividirá a atenção dos pequenos com os personagens do Show da Luna. A decoração natalina será toda inspirada no desenho infantil, exibido em 96 países e que conta com mais de 1 bilhão de visualizações no Youtube. O encontro com os personagens também será realizado por meio da realidade aumentada.
A ação, toda idealizada e produzida pelo shopping, é inédita e impressiona pelo alto grau de realidade. “As pessoas vão se sentir como se estivessem alí, com o Papai Noel. Vão levar uma foto de verdade com eles para casa”, conta Ariane Oliveira, gerente de Marketing do Mauá Plaza Shopping.
A tecnologia foi desenvolvida com ajuda de empresas parceiras em apenas alguns meses, uma vez que o centro de compras foi obrigado a repensar toda a sua estratégia de Natal por conta da pandemia.
Apesar da tecnologia empregada na ação, a simplicidade de uso da ferramenta impressiona. Basta o usuário apontar a câmera do celular para o Trono do Papai – este ano serão dois para evitar aglomeração –, que o Papai Noel aparecerá ao lado da pessoa que estiver sentada. Para conseguir se posicionar, as pessoas contarão com ajuda de um monitor que vai mostrar em tempo real como elas estão enquadradas na foto. Uma prática similar à de importantes parques temáticos mundo afora.
Mesmo com o investimento em novas tecnologias, o Mauá Plaza Shopping não abriu mão de ter a presença física da grande estrela do Natal. A solução encontrada para manter distanciamento social foi adaptar o Bom Velhinho ao novo normal.
O shopping montou um escritório para o Noel, que ficará isolado e fará a interação com o público a partir de seu home office. As crianças poderão ver o dia a dia de trabalho do Bom velhinho em seu escritório, respondendo as cartas das crianças, enviando e-mails e cuidando da fábrica mágica de brinquedos.
Assim, o Papai Noel não deixará de interagir com as crianças, mesmo separados pelas vitrines do seu home office, as crianças poderão conversar com o Bom Velhinho por meio de um sistema de som. Os pequenos poderão também depositar suas cartinhas de pedidos num espaço projetado com segurança para que os desejos de Natal não sejam esquecidos.
Além disso, o Noel terá uma grande responsabilidade: ser um propagador de informações para prevenção e combate à pandemia de Covid-19. “Pensamos nessa ação com toda a preocupação em manter a segurança de todos e também do Papai Noel, que afinal de contas, faz parte do grupo de risco e requer os mesmos cuidados que temos com nossos parentes mais velhos, pensamos em alternativas para manter a magia do Natal e trazer alegria e esperança para 2020, ano nada fácil”, diz Ariane.

Protocolos sanitários rígidos

Apesar do Estado de São Paulo já estar na fase verde do Plano de reabertura, as regras de segurança sanitárias continuam rígidas nos shoppings paulistas, focados na saúde dos consumidores e trabalhadores. Os protocolos adotados até agora seguem valendo para as datas de fim de ano, como Natal e Black Friday.
No Mauá Plaza Shopping, por exemplo, entre muitas outras medidas, a entrada será controlada pelo estabelecimento, que irá medir a temperatura dos clientes e barrar a passagem de quem estiver febril ou sem máscara de proteção. As praças de alimentação funcionarão com 50% da capacidade.
“Os shoppings estarão preparados para receber as famílias. Além das ações sanitárias, como a desinfecção hospitalar das nossas dependências, investimos em campanhas de educação e prevenção”, afirma Ariane Oliveira.
Diante dessas mudanças provocadas para prevenção contra o novo Coronavírus, lojistas se reinventam para retomar as vendas afetadas pela crise e, ao mesmo tempo, garantir a segurança da população.
O Mauá Plaza Shopping desenvolveu um sistema drive-thru. O cliente pode comprar antecipadamente seus produtos por meio do aplicativo do centro de compras e retirar no lugar reservado exclusivamente para essa iniciativa.
Com todas essas ações realizadas, o shopping espera aumentar em 6,5%, suas vendas em relação ao Natal do ano passado. “Será um Natal diferente, para a população, para o shopping e para os lojistas, mas estamos otimistas. Com criatividade, inovação e seguindo todas as restrições de saúde e sanitárias será uma data interessante para os varejistas”, finaliza Ariane.

Serviço

De acordo com o plano de reabertura do Estado, o Shopping Mauá Plaza funcionará das 10h às 22h de segunda à sábado e aos domingos das 14h às 20h.